Prefeitura do Rio começa a retirar publicidade de imóveis no Centro.
Cerca de 50 agentes percorrem imóveis na Avenida Beira Mar.Decreto municipal proíbe propaganda no Centro e na Zona Sul.
"Hoje a gente está retirando cinco lonas publicitárias das coberturas dos prédios. Essas operações vão ser continuadas até que se conclua o trabalho de retirada de todos esses equipamentos na Zona Sul e no Centro da cidade, áreas que o decreto atinge", afirmou o secretário de Ordem Pública, Alex Costa. Por volta das 10h30, ele informou que a operação desta quinta se estende também ao bairro do Leblon, na Zona Sul.
O decreto determina a retirada imediata de anúncios publicitários de coberturas, outdoors e empenas cegas (que ficam nas laterais dos prédios). No entanto, a prefeitura está concedendo prazos maiores para algumas empresas, como é o caso do painel do Bradesco, que tem 8 toneladas de ferro e é de LED. Para isso, é necessário que a empresa entre em contato com a prefeitura e envie um cronograma com o prazo para a retirada total do equipamento.
"Isso era a promessa do prefeito Eduardo Paes. A gente se inspirou no cidade limpa de São Paulo. A cidade vai ganhar muito no seu valor arquitetônico, paisagístico e ambiental. Essas grandes estruturas na cobertura desses prédios suja a paisagem da cidade. A gente tem que valorizar a paisagem do Rio de Janeiro”, afirmou Costa, destacando que o decreto estabelece regras claras, tanto para a fiscalização, quanto para as empresas.De acordo com o secretário, as regiões do Centro e da Zona Sul foram escolhidas para iniciar o projeto, mas deve começar a ser estendida para outros pontos da cidade a partir do ano que vem.
O decreto de nº 35507, publicado na edição de quarta-feira (2) do Diário Oficial do município, prevê a proibição de parte do material publicitário nos bairros da Saúde. Santo Cristo, Gamboa, Caju, Centro, Lapa, Botafogo, Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Humaitá, Urca, Copacabana, Leme, Lagoa, Leblon, Ipanema, Gávea, Jardim Botânico, São Conrado e Vidigal.
Com as proibições do decreto, apenas placas indicativas, como as de lanchonetes, poderão estar afixadas nas fachadas dos prédios, sempre de acordo com o tamanho da fachada. Outdoors, anúncios que cubram as fachadas, letreiros em coberturas de prédios e nas laterais estão todos proibidos e devem ser retirados imediatamente. Já as placas indicativas com metragens acima das permitidas pelo decreto devem ser retiradas num prazo de até 180 dias, período dado pela Prefeitura para que os comerciantes se adequem a medida.
De acordo com estimativas da Seop, na Zona Sul e no Centro existem 30 outdoors, 200 propagandas em empenas (instalados nas laterais) e 70 letreiros nas coberturas dos prédios. Todos terão que ser removidos. As lojas, prédios e empresas que não se adequarem às normas serão multados em R$ 570 por dia em que a publicidade permanecer nos prédios. Em caso de reincidência, a multa pode dobrar.
O decreto determina a retirada imediata de anúncios publicitários de coberturas, outdoors e empenas cegas (que ficam nas laterais dos prédios). No entanto, a prefeitura está concedendo prazos maiores para algumas empresas, como é o caso do painel do Bradesco, que tem 8 toneladas de ferro e é de LED. Para isso, é necessário que a empresa entre em contato com a prefeitura e envie um cronograma com o prazo para a retirada total do equipamento.
"Isso era a promessa do prefeito Eduardo Paes. A gente se inspirou no cidade limpa de São Paulo. A cidade vai ganhar muito no seu valor arquitetônico, paisagístico e ambiental. Essas grandes estruturas na cobertura desses prédios suja a paisagem da cidade. A gente tem que valorizar a paisagem do Rio de Janeiro”, afirmou Costa, destacando que o decreto estabelece regras claras, tanto para a fiscalização, quanto para as empresas.De acordo com o secretário, as regiões do Centro e da Zona Sul foram escolhidas para iniciar o projeto, mas deve começar a ser estendida para outros pontos da cidade a partir do ano que vem.
O decreto de nº 35507, publicado na edição de quarta-feira (2) do Diário Oficial do município, prevê a proibição de parte do material publicitário nos bairros da Saúde. Santo Cristo, Gamboa, Caju, Centro, Lapa, Botafogo, Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Humaitá, Urca, Copacabana, Leme, Lagoa, Leblon, Ipanema, Gávea, Jardim Botânico, São Conrado e Vidigal.
Com as proibições do decreto, apenas placas indicativas, como as de lanchonetes, poderão estar afixadas nas fachadas dos prédios, sempre de acordo com o tamanho da fachada. Outdoors, anúncios que cubram as fachadas, letreiros em coberturas de prédios e nas laterais estão todos proibidos e devem ser retirados imediatamente. Já as placas indicativas com metragens acima das permitidas pelo decreto devem ser retiradas num prazo de até 180 dias, período dado pela Prefeitura para que os comerciantes se adequem a medida.
De acordo com estimativas da Seop, na Zona Sul e no Centro existem 30 outdoors, 200 propagandas em empenas (instalados nas laterais) e 70 letreiros nas coberturas dos prédios. Todos terão que ser removidos. As lojas, prédios e empresas que não se adequarem às normas serão multados em R$ 570 por dia em que a publicidade permanecer nos prédios. Em caso de reincidência, a multa pode dobrar.
A meu ver, o Prefeito do Rio de Janeiro esta correndo contra o tempo já que a Rio + 20 esta se aproximando, se já tivesse iniciado este processo a mais tempo hoje teríamos uma cidade visivelmente mais limpa. Porem apoio essa iniciativa mesmo com atraso, e espero que seja de grande valor para nossa cidade.
ResponderExcluirAo meu ver esse tipo de política somente acontece perto de eleições como é o caso das municipais que já estão chegando
ResponderExcluire tb visa somente a Rio mais vinte sem contar que alguns abusos acontecem com os menos favorecidos que estão tentando progredir o seu próprio negócio mas não tem condição financeira de anunciar na midia elitizada. Hoje temos que desconfiar de tudo pois os governos ñ se preocupam mais com o povo mas só com o bem estar deles mesmos, se engana quem pensa que a maioria das ações visam o melhor para a população, tudo tem um porque político e ao meu entendimento os grandes veículos de Propaganda estão por traz disto tudo.
Concordo com Raphael, mesmo que seja um pouco tarde ou pelo inicio do rio+20 o importante é que nossa cidade fique limpa e que as pessoas conserve-as limpas.
ResponderExcluirEspero que eles continuem pensando assim até as eleições, pois aqueles papeiszinhos fazem uma grande sujeira nas ruas do nosso Estado.
Pense Nisso!
É isso aí pessoal, o importante é que as vezes de acordo com as ações do governo sobra para nós algo não muito bom, mas nesse caso, acho que o que sobra, mesmo sem durar muito, é a limpeza da cidade, só é uma pena a falta de preparo e critério usados normalmente nessas ações que, acabam prejudicando situações lícitas trazendo sérios prejuizos para alguns. Onde está a medida exata? O que é poluição visual e o que é propaganda correta?
ResponderExcluirAbraço à todos!
Sim, próximo às eleições, os homens públicos começam a investir em marketing, para mostrar à população que estão fazendo alguma coisa pelo Rio. No entanto, estamos calejados dessa atitude. Devemos votar em candidatos que realmente tenham compromissos sociais e administrativos com a nossa região desde a sua eleição.
ResponderExcluirÉ jogo de interesse..........
ResponderExcluirEnquanto na cidade do Rio estão querendo limpar, em Duque de Caxias só estão aparecendo mais e mais painéis publicitários...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEu concordo totalmente com o que o Marcos falou, que isso só acontece perto de eleição...
ResponderExcluirNo mais eu acho sinceramente uma palhaçada, se o Bradesco, por exemplo, que gastou no mínimo uma grana pra por o painel LED lá ele deveria continuar, já que o painel pertence ao Bradesco e eles não dariam a bobeira de por sem autorização do dono do prédio(caso não for o dono).
Já aquele visual horroroso cheio de bagulho pendurado acho sim que deveria ser retirado.
Como foi dito pelo Prefeito Eduardo Paes, a cidade vai ganhar muito no seu valor arquitetônico, paisagístico e ambiental. Essa poluição visual deprecia nossa arquitetura.
ResponderExcluirO Rio de Janeiro é conhecido mundialmente por sua paisagem e isso está ficando escondido atrás de painéis enormes. Essa foi uma ótima iniciativa do Prefeito do Rio que deveria ser seguido pelos outros prefeitos do Brasil.
Gostaria de saber quando isso vai acontecer aqui em Caxias. No Rio tudo acontece!!!
ResponderExcluirAções de demostração... Aproxima-se eleição tudo se faz...
ResponderExcluirE nada se cumpre!!! A estória se repete...