segunda-feira, 18 de junho de 2012

Material Informática Educativa


Estudo para prova INFORMÁTICA EDUCATIVA

          Informática Aplicada á educação: Trata-se do uso de aplicativos da informática em trabalhos de controles administrativos.
           Informática na educação: Trata-se da utilização da informática através de softwares desenvolvidos para dar suporte a educação. 
         Informática educacional: Trata-se do uso do computador como uma ferramenta de auxilio para pesquisar e estudo . 
            Informática educativa: Trata-se do uso da informática como suporte incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor.
Pegogia Waldorf: A ausência de tecnologias voltadas para a informática com o uso do computador, sendo substituídas por atividades artísticas e artesanais e lúdicas.
  
Webquest :É um projeto que envolve pesquisas, de preferência em sites, sobre o tema que será desenvolvido para a execução de uma tarefa. Elementos: Introdução, tarefa, processo, recursos, avaliação e conclusão.

          Objeto de aprendizagem: É um recurso que auxílie na aprendizagem de algum conceito, e que ao mesmo tempo estimule o desenvolvimento de capacidades pessoais.

   PUA : Política de utilização aceitável: É um acordo moral, com qualidade legal, entre pais, professores, alunos e diretoria de uma determinada instituição educacional, cujo o objetivo é o comprometimento de respeitar os regulamentos estipulado no mesmo.

        Instrucionismo: caracteriza-se pelo uso do computador como máquina de ensinar e consiste na informatização dos métodos de ensino tradicional.Ex: tutorial(máquina que ensina).

      Construcionismo: É quando o aluno constrói por intermédio do computador seu proprio conhecimento, o aluno interage com o computador passando informações para a maquina e se estabelece um ciclo: descrição, execução, reflexão, depuração e descrição.(máquina ensinada).

         O plano de aula: é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período específico.

Etapas para planejamento de aula:
 A-    Conceitos: O conteúdo a ser aplicado.
 B-    Objetivos: O professor define as competências a serem desenvolvida nos alunos. EX :compreensão do conteúdo aplicado.
 C-    Metodologia( Desenvolvimento das atividades/Procedimentos)
Ex: organização do ambiente. as atividades serão em dupla, em grupo e etc.
 D-    Recursos didáticos: Material usado para desenvolver a aula.
          E- Avaliação: Critério usado para saber se os alunos alcançaram o resultado esperado de acordo com o plano de aula.
 Avaliação Quantitativa - estabelece padrões de comportamento que possam ser medidos através de números.

Avaliação Qualitativa - estabelece padrões de comportamento verificados através de fatos observáveis.

tipos de questões:
  • Tipo Falso/Verdadeiro ou  Certo/Errado
Neste tipo de questão, o Instrutor apresenta uma proposição sobre a qual o aluno deverá decidir se a mesma é VERDADEIRA (V)  ou  FALSA (F).  Devem ser usadas em pequenas quantidades.

  • Múltipla Escolha
Consiste de um enunciado e diversas alternativas de respostas. O enunciado, normalmente, é uma pergunta, uma sentença incompleta ou um problema.

  •  Lacuna  ou  completamento
           É o tipo de questão que exige do aluno recordar uma ou mais palavras omitidas em uma proposição.

  • Associação/Relacione
Nesse tipo de questão são apresentadas várias palavras ou símbolos numa coluna denominada coluna-proposição (indicada por  “A”  ou  “I”) para que  o aluno associe com outras palavras ou símbolos constantes de uma segunda coluna denominada  “coluna-resposta” (indicada por  “B”  ou  “II”) .

  • Dissertativas
são questões em que você escreve, com suas próprias palavas, a resposta.podem ser objetivas e subjetivas.

  • Subjetivas
são aquelas que requer um juízo de valor. Ou seja, pessoas diferentes podem ter conclusões diferentes a uma questão e ambas estarem corretas.

Essa Postagem obteve a participação de todos os construtores desse blog. 

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Avaliação Quantitativa -
      estabelece padrões de comportamento que possam ser medidos através de números.

      Avaliação Qualitativa -
      estabelece padrões de comportamento verificados através de fatos observáveis.

      tipos de questões:

      Tipo Falso/Verdadeiro ou Certo/Errado

      Neste tipo de questão, o Instrutor apresenta uma proposição sobre a qual o aluno deverá decidir se a mesma é VERDADEIRA (V) ou FALSA (F). Devem ser usadas em pequenas quantidades.

      Múltipla Escolha

      Consiste de um enunciado e diversas alternativas de respostas. O enunciado, normalmente, é uma pergunta, uma sentença incompleta ou um problema.

      Lacuna ou completamento

      É o tipo de questão que exige do aluno recordar uma ou mais palavras omitidas em uma proposição.

      Associação/Relacione

      Nesse tipo de questão são apresentadas várias palavras ou símbolos numa coluna denominada coluna-proposição (indicada por “A” ou “I”) para que o aluno associe com outras palavras ou símbolos constantes de uma segunda coluna denominada “coluna-resposta” (indicada por “B” ou “II”) .

      Dissertativas

      são questões em que você escreve, com suas próprias palavas, a resposta.podem ser objetivas e subjetivas.

      Subjetivas

      são aquelas que requer um juízo de valor. Ou seja, pessoas diferentes podem ter conclusões diferentes a uma questão e ambas estarem corretas.

      Excluir
  3. Se eu soubesse teria me baseado aqui para elaborar a prova. Adorei a organização e a iniciativa.
    bjssss, queridos

    ResponderExcluir