Estudo
para prova INFORMÁTICA EDUCATIVA
Informática Aplicada á educação:
Trata-se do uso de aplicativos da informática em trabalhos de controles
administrativos.
Informática na educação: Trata-se
da utilização da informática através de softwares desenvolvidos para dar
suporte a educação.
Informática educacional: Trata-se do uso do computador como uma ferramenta de auxilio para pesquisar e estudo .
Informática educativa: Trata-se do uso da informática como suporte incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor.
Informática educacional: Trata-se do uso do computador como uma ferramenta de auxilio para pesquisar e estudo .
Informática educativa: Trata-se do uso da informática como suporte incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor.
Pegogia Waldorf: A ausência de tecnologias voltadas para a informática com o uso
do computador, sendo substituídas por atividades artísticas e artesanais e
lúdicas.
Webquest :É um projeto que envolve
pesquisas, de preferência em sites, sobre o tema que será desenvolvido para a
execução de uma tarefa. Elementos: Introdução, tarefa, processo, recursos,
avaliação e conclusão.
Objeto
de aprendizagem: É um recurso que auxílie na
aprendizagem de algum conceito, e que ao mesmo tempo estimule o desenvolvimento
de capacidades pessoais.
PUA : Política de utilização aceitável:
É um acordo moral, com qualidade legal, entre pais, professores, alunos e
diretoria de uma determinada instituição educacional, cujo o objetivo é o
comprometimento de respeitar os regulamentos estipulado no mesmo.
Instrucionismo:
caracteriza-se pelo uso do computador como máquina de ensinar e consiste na
informatização dos métodos de ensino tradicional.Ex: tutorial(máquina que
ensina).
Construcionismo:
É quando o aluno constrói por intermédio do computador seu proprio
conhecimento, o aluno interage com o computador passando informações para a
maquina e se estabelece um ciclo: descrição, execução, reflexão, depuração e
descrição.(máquina ensinada).
O plano de aula:
é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em
classe durante as aulas de um período específico.
Etapas para planejamento de aula:
A-
Conceitos: O conteúdo a ser
aplicado.
B-
Objetivos: O professor define as
competências a serem desenvolvida nos alunos. EX :compreensão do conteúdo
aplicado.
C-
Metodologia( Desenvolvimento das
atividades/Procedimentos)
Ex: organização do ambiente. as
atividades serão em dupla, em grupo e etc.
D-
Recursos didáticos: Material usado
para desenvolver a aula.
E- Avaliação: Critério
usado para saber se os alunos alcançaram o resultado esperado de acordo com o
plano de aula.
Avaliação Quantitativa - estabelece padrões de comportamento que possam ser medidos através de números.
Avaliação Qualitativa - estabelece padrões de comportamento verificados através de fatos observáveis.
tipos de questões:
Avaliação Qualitativa - estabelece padrões de comportamento verificados através de fatos observáveis.
tipos de questões:
- Tipo Falso/Verdadeiro ou Certo/Errado
Neste tipo de questão, o Instrutor apresenta uma proposição sobre a qual o aluno deverá decidir se a mesma é VERDADEIRA (V) ou FALSA (F). Devem ser usadas em pequenas quantidades.
- Múltipla Escolha
Consiste de um enunciado e diversas alternativas de respostas. O
enunciado, normalmente, é uma pergunta, uma sentença incompleta ou um
problema.
- Lacuna ou completamento
- Associação/Relacione
Nesse tipo de questão são apresentadas várias palavras ou símbolos numa
coluna denominada coluna-proposição (indicada por “A” ou “I”) para
que o aluno associe com outras palavras ou símbolos constantes de uma
segunda coluna denominada “coluna-resposta” (indicada por “B” ou
“II”) .
- Dissertativas
- Subjetivas
Essa Postagem obteve a participação de todos os construtores desse blog.
Muito bom Fábio! Gostei!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou procurando os conceitos que faltam!!!!!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAvaliação Quantitativa -
Excluirestabelece padrões de comportamento que possam ser medidos através de números.
Avaliação Qualitativa -
estabelece padrões de comportamento verificados através de fatos observáveis.
tipos de questões:
Tipo Falso/Verdadeiro ou Certo/Errado
Neste tipo de questão, o Instrutor apresenta uma proposição sobre a qual o aluno deverá decidir se a mesma é VERDADEIRA (V) ou FALSA (F). Devem ser usadas em pequenas quantidades.
Múltipla Escolha
Consiste de um enunciado e diversas alternativas de respostas. O enunciado, normalmente, é uma pergunta, uma sentença incompleta ou um problema.
Lacuna ou completamento
É o tipo de questão que exige do aluno recordar uma ou mais palavras omitidas em uma proposição.
Associação/Relacione
Nesse tipo de questão são apresentadas várias palavras ou símbolos numa coluna denominada coluna-proposição (indicada por “A” ou “I”) para que o aluno associe com outras palavras ou símbolos constantes de uma segunda coluna denominada “coluna-resposta” (indicada por “B” ou “II”) .
Dissertativas
são questões em que você escreve, com suas próprias palavas, a resposta.podem ser objetivas e subjetivas.
Subjetivas
são aquelas que requer um juízo de valor. Ou seja, pessoas diferentes podem ter conclusões diferentes a uma questão e ambas estarem corretas.
Se eu soubesse teria me baseado aqui para elaborar a prova. Adorei a organização e a iniciativa.
ResponderExcluirbjssss, queridos