sábado, 2 de junho de 2012

O que é a poluição visual?




Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, banners, totens, placas, etc.) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais e de serviços.
Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades modernas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de promoção do fetiche e das trocas comerciais capitalistas. Acredita-se que o problema, porém, não é a existência da propaganda, mas o seu descontrolo.
Apesar de ser considerada por alguns como uma expressão artística, o grafite pode contribuir para a degradação visual de área da cidade.
Também é considerada poluição visual algumas actuações humanas sem estar necessariamente ligada a publicidade tais como o grafite, pixações, fios de eletricidade e telefónicos, as edificações com falta de manutenção, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos.

6 comentários:

  1. É difícil não passar por um centro urbano qualquer e não ser atingido pelo excesso de Propaganda Visual,Devemos ter um bom senso comum e tentar controlar(diminuir)à quantidade dessa poluição....

    ResponderExcluir
  2. A poluição visual, hoje presente principalmente nos grandes centros urbanos, esconde as belezas naturais existentes e, por muitas vezes, não atinge seus objetivos. O prefeito da cidade do Rio de Janeiro vem desenvolvendo ações com objetivo de "limpar" os grandes centros urbanos desta bela cidade, mas a motivação deste ato tão honroso vem da proximidade dos eventos internacionais que serão realizados neste espaços. Outra ação governamental e muito questionada é a colocão dos "banners" (confesso não saber o nome mais adequado) que escondem as comunidades existentes no entorno da Linha Vermelha. Diante do exposto, convido os amigos contribuintes deste blog a dialogar sobre a intervenção do governo na existencia ou não da "poluição visual".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como mostrado em um das reportagens desse mesmo blog, a Prefeitura do Rio de Janeiro já está dando o primeiro passo em prol da cidade.
      O Rio de Janeiro é conhecido mundialmente por sua paisagem e isso está ficando escondido atrás de painéis enormes. Essa foi uma ótima iniciativa do Prefeito do Rio que deveria ser seguido pelos outros prefeitos do Brasil.
      As belezas naturais da nossa cidade não podem ficar escondidas atrás de propagandas!

      Excluir
  3. Diante de um problema tão polêmico quanto poluição visual, lembro-me do procedimento básico da natureza, ou seja, o equilíbrio. É claro que o mercado precisa de uma forma de publicidade para atender as necessidades para alavancar seus negócios, a questão é, o limite e as regras para essa prática são totalmente desrespeitadas, e que a partir do excesso acabam por agredir outros aspéctos da sociedade.
    A prefeitura de são Paulo lançou um projeto nesse sentido que é um verdedeiro sucesso, e está efetivamente influenciando o prefeito do Rio de Janeiro, o qual já começou a trabalhar, só não sabemos até quando, já que a ação parte de quem no momento reprime e depois cometem o mesmo delito, que é sujar nossa cidade. Caso interesse, vejam mais sobre o projeto, no site G1, está no link a abaixo.
    g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/05/prefeitura-do-rio-comeca-retirar-publicidade-de-imoveis-no-centro.html

    Abraço
    Fábio N.Guerra

    ResponderExcluir
  4. Percebemos quando se explora a poluição visual através de placas, cartazes ou outros tipos de propaganda, que há uma perda sensível da área verde no ambiente. Na verdade, isso já está tão comum para nós que, pouco ou nenhuma vez percebemos essa poluição. Iniciativas de ordem pública que visem a depuração do ambiente visual, sempre são bem-vindas por todos nós e merecem o nosso apoio total e incondicional. Devemos atentar que não somente o poder público deve zelar por esse estado de pureza, mas, também a população da sociedade civil participando com iniciativas próprias que não estimulem sujar mais e mais o nosso espaço de convivência social.

    ResponderExcluir
  5. Leis existem, mas não se fazem faler. Realmente a poluição visual que há nos grandes centros urbanos deve ser combatida a rigor. Não há mais essa necessidade de expor tantas propagandas pelas cidades e tudo mais. Temos diversos meios de comunicação apropriados para tal prática. As pessoas deste século, não ficam paradas em postes lendo anúncios muito menos placas. Todos andam apressados e com medo da violência. Quer divulgar algo para lucar, deve-se levar a propaganda para dentro das casas da população. Para isso há: tv, rádio e a internet. Quer meio melhor para se divulgar algum produto.
    Eu concordo plenamente com qualquer lei que proiba este tipo de poluição. A cidade fica com um aspecto de lugar onde vivem pessoas desorganizadas, não é nada atrativo para os turistas.

    ResponderExcluir