A educação ambiental está relacionada com as
áreas de pesquisa, análise, apresentação e conscientização a respeito
das necessidades e obrigações com o meio ambiente
e com o aprofundamento do conhecimento sobre o mesmo. A educação
ambiental visa preparar o ser humano para a preservação da natureza e
para o uso sustentável de seus recursos.
As questões referentes à poluição desencadeada pelo avanço da
indústria no mundo, ao consumismo, ao aquecimento global, às catástrofes
naturais e à extinção da fauna
e flora têm sido temas centrais na estrutura da pedagogia ambiental e
ampliado a necessidade de sua inserção em escolas, faculdades, mesas de
discussão, organizações não-governamentais e empresas.
Sabemos, que numa sociedade, a escola é considerada o centro de formação humano e profissional
do cidadão e, ao lado da família e dos meios de comunicação compartilha
a responsabilidade de desenvolver as habilidades e o acesso à
informação. Em tempos de sociedade moderna, ampliar as possibilidades de
acesso digital à informação ambiental e os canais de sua disseminação
tem sido um compromisso da educação ambiental.
Especialistas a defendem como um processo transversal por estar
presente em todas as matérias do ano letivo dos estudantes e por
desenvolver assuntos que estão presentes nas empresas, nas instituições e
na realidade comum a todos. Visa disseminar, por um processo pedagógico
interativo, a busca pelo entendimento dos mecanismos naturais presentes
no meio ambiente, bem como a importância das espécies e o tipo de
relação que devemos ter com o meio.
Visa também ampliar a visão crítica e realista a respeito dos problemas e desafios ambientais na possibilidade de estudar e sugerir soluções. No Brasil, a educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999, referida pelo N° 9.795.
Além do aprendizado às questões, visa desenvolver a conscientização
do cidadão perante o meio ambiente, não somente como um espectador , mas
como um ser inserido no ciclo ecológico e comprometido com a sua
preservação. Nesse paradigma, torna-se possível superar a visão
antropocêntrica e centralizadora que o ser humano construiu em seu ritmo
industrializador e progressivo em massa nos últimos tempos, na qual
afirma-se errôneamente, que o progresso parte da destruição das regiões
naturais ainda inexploráveis.
A educação ambiental é subdivida como “formal” e “informal”. A formal
é um processo aplicado nas instituições de ensino seguindo uma
estrutura pedagógica. A informal, é aquela realizada e absorvida fora
das unidades escolares e acadêmicas, cujo mensagem e público-alvo pode
ser de intensidade e concetração, respectivamente, variável.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Educação_ambiental
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/educacao_ambiental/educacao_ambiental.html
De fato que a educação ambiental começa desde cedo, na minha opinião deveria ser uma disciplina escolar nem que fosse apenas por um ano ou tivesse agregada a geografia mas o certo é dá mais ênfase ao assunto pois é vital para todos.
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